terça-feira, 6 de novembro de 2012

Ácido fólico - quando começar a tomar

Bom dia meninas e meninos,

Como eu comentei no post sobre hipotireoidismo, fui fazer alguns exames. Dentre eles fui a minha ginecologista  Estava atrasada há 2 meses e comecei a desconfiar dos meus hormônios, porque o hipotireoidismo desregula legal o organismo.

Foi ai que ela se lembrou que parei com o remédio há uns 3 meses, já que tomei por um longo período, e que ela não havia me passado nenhum exame para que nos preparássemos para uma gravidez.

Fiz exame de sangue, vou fazer um ultrassom para ver se está tudo ok com os ovários. E nesse meio tempo ela me passou ácido fólico para tomar, todos os dias.

Então resolvi pesquisar um pouco mais sobre o assunto e achei um artigo bem legal no site Guia do bebe.

Crédito da imagem: Aqui

Ácido fólico antes da gravidez: seu nenê vai precisar

Toda mulher que deseja ter um filho precisa redobrar a atenção para a sua alimentação e hábitos. Os cuidados com a gravidez devem ser tomados antes mesmo da mamãe estar grávida. Um bom planejamento para os próximos nove meses diminui, e muito, as chances de alguma alteração congênita no bebê.
Portanto, saber o que comer neste período é fundamental. Digo isso porque toda futura mamãe precisa guardar esse nome na agenda: Ácido Fólico, que é uma vitamina do complexo B presente no espinafre, aspargo, brócolis, vegetais de folhas verde-escuras, fígado, frutas cítricas e gema de ovo.
A deficiência de ácido fólico na alimentação da mamãe pode causar uma má-formação do tubo neural do bebê que está começando o seu crescimento e desenvolvimento dentro da barriga.
O tubo neural é formado logo no primeiro mês da gestação e é o sistema nervoso primitivo do feto. Ele se desenvolverá para a formação do cérebro e da medula espinhal do bebê.
Pois bem. Sem o ácido fólico o tubo neural pode não se fechar completamente, causando alterações como anencefalia, quando o bebê nasce com uma pequena parte ou mesmo com ausência de cérebro levando a morte poucos dias depois do nascimento, ou espinha bífida, que é a exposição da medula espinhal e que deixa seqüelas de graus variados.
Estudos mostram que a ingestão de ácido fólico três meses antes de a mulher engravidar e três meses depois da fecundação previne em mais da metade as chances do bebê vir a apresentar alterações do tubo neural.
Essa deficiência é um dos problemas que podem ser evitados antes mesmo do início da gravidez.
Lembrete - Não adianta ingerir a vitamina quando a mamãe descobre que está grávida. Normalmente quando se descobre a gestação, o tubo neural já se formou e não há mais tempo do ácido fólico agir.
Uma mamãe bem atenta e cuidadosa, que consulta seu médico antes de engravidar e recebe todas as orientações do pré-natal, pode reduzir os riscos do seu bebê nascer com algum tipo de problema.
Reforço de ácido fólico - Por vezes, só a alimentação não oferece a quantidade suficiente de ácido fólico que a mulher precisa ingerir diariamente, pois o cozimento dos alimentos diminui a ação da vitamina. Os médicos recomendam uma suplementação para que a dose recomendada de ácido fólico seja ingerida pela futura mamãe.
A quantidade indicada pela Organização Mundial da Saúde e defendida pelos médicos é de 0,4 miligrama por dia de ácido fólico para a prevenção de ocorrência dos defeitos do tubo neural. As mamães que já tiveram um filho com algum tipo de alteração do tubo neural merecem dose extra de ingestão dessa vitamina.
O ácido fólico previne outras alterações também como doenças do coração, do trato urinário e fissura lábio-palatina. Para a mamãe, a vitamina traz benefícios como prevenir doenças cardíacas, certos tipos de câncer e anemia.
A prevenção é o melhor caminho. Planejar uma gravidez é um ato de amor que você, futura mamãe, faz para que o seu “quase” bebê possa crescer e se desenvolver de forma adequada.
Dicas
Antes de tomar qualquer medicação consulte seu médico.
Se já tem histórico na família de defeito no tubo neural, além do ácido fólico, é recomendado o aconselhamento genético antes da gravidez.
Uma alimentação saudável e balanceada é sempre um bom começo para qualquer gestação.

Meninas o texto é grande mais importante vale a pena ler. Mamães vocês tomaram? Futuras mamães já estão tomando?
Beijos e tenham uma maravilhosa terça-feira =*

12 comentários:

  1. Eu não esperava engravidar na época, ainda mais pq estava tratando edometriose e alguns problemas hormonais que eu tinha (que me causavam dores de cabeça horríveis), fui aconselhada a parar com o anticoncepcional, foi ai que engravidei. Então não havia me preparado para a gestação. Mas assim que descobri a gravidez a GO receitou o ácido fólico, que é super importante para a formação do bebê no primeiro trimestre.
    Mas se está pretendendo engravidar é bom conversar com a GO e já começar o preparo do organismo.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Van !!!! Em outubro também visitei meu ginecologista pra pegar algumas informações sobre uma futura gravidez. Eu e meu marido queremos ter nosso primeiro filho ano que vem, então ele também me receitou o acido fólico e muitos exames de sangue pra saber se está tudo bem com a minha saúde...comecei a tomar o acido folico no finalzinho do mes passado pois pretendo parar com o anticoncepcional em janeiro.
    Muito legal seu post! Parabens!!

    Beijos, Dani

    ResponderExcluir
  3. Adorei as informações!! Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Uma vez eu li na Women's Health que quem pretende engravidar pode começar até dois anos antes então eu vivo me perguntando se é melhor começar a tomar de uma vez hehehehe
    Mas pra quem já está planejando mesmo, é bom começar ASAP!
    São muuuuuitos problemas que se evita só tomando o comprimidinho =D
    Beijooo!

    ResponderExcluir
  5. Não sabia da importância desse ácido não... eu preciso mesmo ir ao médico me cuidar mais!
    Excelente terça!
    Beijinhos ;*

    http://www.bycarolinaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu tomei acido folico uma vez...foi antes de engravidar mesmo,rs...e minha cunhada esta tomando...bjos

    ResponderExcluir
  7. Ahh...voltei pra pedir sua autorizaçao pra postar uma foto sua de noiva e divulgar seu blog na minha pagina do face

    Da uma olhadinha:
    http://www.facebook.com/media/set/?set=a.362340237189665.87273.330254233731599&type=3

    bjo

    ResponderExcluir
  8. O que está acontecendo com essas blogueiras casadinhas, querem todas engravidar ao mesmo tempo??? rsrs.....
    Eu por enquanto não vou fazer parte disso...rsrs....


    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  9. Van eu vou à GO na segunda e tenho quase certeza que começarei a tomar.
    Sabe que no começo me achei meio maluca em querer ir ao médico para engravidar, mas qto mais vejo sobre o assunto percebo que já que é para planejar a gravidez que seja investigado tudo né?!?!

    Beijinhos e nem preciso dizer que amei o post né?!?!

    ResponderExcluir
  10. Oi linda, achei super importante esse post.
    Eu já tomei sim :)
    Adorei seu blog e já estou seguindo.
    Beijos linda.

    www.esmaltesdadeiia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo post, dicas ótimas sobre ácido fólico!! Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
  12. Nossa Van, esse nutriente é importantíssimo! E não é só na gravidez não, ele atua na formação dos eritrócitos, células vermelhas do sangue, responsáveis por transportarem a hemoglobina que, por sua vez, tem papel fundamental na oxigenação das células e tecidos.

    Gostei do post!!!
    Beijossss

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sugestão, pedido... vou adorar!
Beijos