quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

A saga do sono do Gustavo

Oi minhas lindas,

E que tal falarmos da saga do sono do nossos pequenos?

Dai vocês devem se perguntar: porque saga? Porque aqui é uma saga desde que nasceu, uma luta constante e de todo dia. Eu disse que aqui é maternidade na real sem mostrar apenas as coisas boas, então senta que lá vem história!

O Gu sempre foi muito ativo desde à barriga, depois que nasceu não seria diferente né! Quando chegamos da maternidade ele simplesmente trocou o dia pela noite. E em uma bela noite de frio acordou de uma em uma hora a madrugada toda, deixando a mãe aqui em prantos de "o que eu estou fazendo de errado", e um pai tentando acalmar a mãe e o bebê e para o meu desespero maior conseguindo fazer ele dormir.



Foram noites mal dormidas, cheias de levanta, dá mama, põe no berço, deita e ele começa a chorar dali 5 minutos.

Fora que em julho quando ele estava com 1 mês fez um frio enorme aqui e ele não dormia. Daí eu paguei a língua com uma das coisas que disse que jamais faria, cama compartilhada. E foram 2 meses assim, é por incrível que parece ele dormia super bem ali. Mais eu não, acordava super preocupada de não ter rolado em cima dele, ou o pai, as vezes tinha pesadelos de que ele não estava ali.

Então resolvi voltar ele para o berço em seu quarto aos 3 meses quando o frio foi embora. Outra saga se iniciou, ele havia se acostumado a dormir com o papai e mamãe, e demorou a voltar dormir "bem" no seu próprio quarto.



Desde sempre ele acordou na madrugada para mamar, quando ainda mamava no peito eram mais vezes, tipo umas 3 por noite. Já com a mamadeira é apenas uma vez, mas tinham me dito que assim que ele começasse a tomar somente o LA com certeza dormiria melhor, sem resultados aqui.

Mais e a luta contra o sono, sim ele luta, contra o sono da tarde, e principalmente contra o sono da noite. Parece que se dormir vai perder momentos preciosos da vida, mais descansar é preciso. Adotamos a pratica de coloca-lo na cama dele e ficar ali do lado sem deixar ele descer até adormecer. Alguns dias esse processo leva 15 minutos, alguns dias leva 2 horas.



Ele não dorme antes das 22:00 de maneira nenhuma, nem mesmo eu o acordando as 6 da manhã, e ai que entra a luta, a saga do sono.

Admito que estou um pouco cansada desse processo mais sei que só vai melhorar com o tempo. Já percebi que alguns dias ele dorme a noite toda sem acordar para mamar, outros acorda e me chama do seu quarto, levo a mamadeira e ali ele pega no sono novamente, já outros dias ele vem pro nosso quarto e se levarmos ainda acordado pro seu é um chororo só, então espero ele dormir e devolvo pro seu quarto.



Sempre falo quando subimos dormir: filho vai pra sua cama no seu quartinho que é hora de dormir!

Acho importante ele reconhecer o quarto como espaço dele, e ele já sabe onde vai dormir, ou trocar a fralda a roupa. 

Espero que com o tempo a hora de dormir seja menos cansativa e mais fácil e rápida, e que ele comece a dormir a noite toda logo. Estou bem cansada dessa rotina de dorme acorda rs.

E por ai como é o sono dos pequenos? Quais procedimentos tomaram para melhorar o sono?

Beijos e até já =*





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestão, pedido... vou adorar!
Beijos